top of page

Notas técnicas - Aquecimento Solar de Água - Considerações Gerais de Instalação

O aquecimento solar é o uso da energia solar para o aquecimento de água para banho, atividades domésticas, piscina e processos industriais, é uma fonte energética inesgotável, abundante e gratuita. Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de: coletor solar (placa) e reservatório térmico (boiler). Para que haja água quente em toda a unidade é necessário que exista duas redes hidráulicas para os pontos que se deseja distribuir: uma para água fria e outra para água quente.


A circulação entre os coletores e o reservatório pode ser forçada, isto é com o emprego de bomba de circulação, ou naturalmente, aproveitando as diferenças de densidade entre a água mais quente e a mais fria. Esta forma de circulação é conhecida como termossifão ou convecção.


Instalação em desnível e em termossifão.

Recomendações Importantes
  • O reservatório térmico deve ser instalado o mais próximo possível dos coletores, pois desta forma será minimizado a perda de calor através da ligação hidráulica entre eles. Se essa distância for maior que 2,5 metros (distância entre coletor e boiler), deve-se considerar a instalação de uma bomba para circulação da água quente.

  • O reservatório térmico deverá ter seu suporte totalmente apoiado em uma estrutura plana, resistente ao seu peso cheio e totalmente nivelado. O local de instalação deste equipamento deve ser de fácil acesso, para facilitar possíveis manutenções como: troca da resistência elétrica, troca do bastão de anodo, ajuste do termostato, etc.

  • Para as regiões abaixo da linha do Equador (Hemisfério Sul) os coletores solares deverão ser direcionados para o Norte Geográfico, e para as regiões acima da linha do Equador (Hemisfério Norte), deverão ser direcionados para o Sul Geográfico.

  • O desvio máximo de direcionamento dos coletores solares é de 30°. Caso seja necessária a instalação com desvio maior deve-se utilizar mais coletores para compensar a falta.

  • Desvios maiores que 90° não são recomendados.

  • Para as regiões acima da linha do Equador (hemifério norte), os coletores deverão ser direcionados para o Sul Geográfico, com o mesmo desvio máximo permitido.

  • Os coletores devem ser instalados em local onde não haja nenhuma espécies de sombreamento, evitando assim a perda de rendimento.

  • Para a inclinação dos coletores deve-se levar em conta a latitude do local. Caso não seje possível executar tal procedimento, deve-se observar a inclinação mínima de 15° para coletores planos e 20° para coletores a vácuo.

  • A interligação hidráulica do sistema deve ser feita com tubos e conexões resistentes a temperaturas acima de 80°C, como por exemplo, o cobre ou PPR, inclusive na alimentação de água fria (entre a caixa d’água e o reservatório térmico), devendo-se utilizar isolamento térmico nas tubulações de água quente.

  • Os valores máximos de pressão de trabalho do reservatório térmico devem ser obedecidos. Tais informações devem ser consultadas nos respectivos manuais de operação.

  • O abastecimento de água fria do reservatório térmico deve ser sempre realizado via caixa d'água, assim como todos os pontos de consumo da unidade, evitando diferenciais de pressão que possam danificar o sistema e causar instabilidade no suprimento de água.

  • Também deve-se observar o abastecimento de água fria da caixa d'água para o reservatório térmico, que deve sempre ser realizado de forma exclusiva, ou seja, deverá haver um flange na caixa d'água unicamente destinado para a entrada no reservatório. Nunca deve-se utilizar ramificações deste canal para outras finalidades, como válvulas de descarga, suprimento de outros pontos de água fria da casa, etc. Esse procedimento é de extrema importância e evitaria problemas de deformações por vácuo no reservatório.

  • Nos coletores a vácuo deve-se utilizar sempre no final do coletor (retorno água quente) uma válvula de suspiro (ventosa) para servir de alívio de pressão no coletor, e evitar problemas no mesmo, caso por algum motivo haja um impedimento da circulação por falta d'água, por exemplo. Caso haja mais de um coletor e os mesmo sejam ligados em série, sugere-se que a cada dois ou três coletores utilize-se uma válvula de alívio.

  • Para instalar a parte elétrica (Resistências, Controladores, etc.), deve-se certificar que o sistema esteja totalmente desligado, verificando-se antecipadamente a tensão elétrica do local.

  • Os componentes elétricos do sistema devem ser protegidos por disjuntores exclusivos e o fio terra deve ser instalado. As bitolas de fios devem ser obedecidas conforme a potência de cada componente.

Fonte: Sultherm Energia Solar

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Produtos Certificados

bottom of page